Do que seu cabelo precisa?

Olá de novo, minha gente!

Voltei e essa semana trago algumas dicas bacanas para que você tenha um cabelão de dar inveja na medusa!

Você por acaso é do tipo que compra máscara capilar atrás de máscara capilar e na verdade não faz ideia do que ela faz? Ou então você é do tipo que vai na loja buscar algo pro seu cabelo e leva qualquer coisa que o atendente te oferecer? Bom, eu pelo menos costumava ser assim…

Comecei a fazer o curso de cabeleireiro no fim de 2017 e nossa! Como saber das coisas muda tudo na nossa vida né? Por isso mesmo quis vir esclarecer algumas coisas pra vocês sobre nossos cabelos. Vamos falar sobre cabelos então?

Tipos de Cabelos:

Os cabelos são classificados de acordo com a curvatura, densidade e quantidade de fios (liso, enrolado/ondulado, crespo, grosso, fino, esparso, denso) e de acordo com o estado de seus fios. É preciso entender essas coisas para entender como cuidar melhor de suas madeixas.

normal: cabelos normais não são nem secos demais e nem oleosos demais. Aliás, o óleo natural produzido pelo corpo (que é algo saudável) se espalha igualmente pelos fios

oleoso: nesse tipo de cabelo, o corpo produz excesso de óleos e isso pesa no cabelo. Esse tipo de cabelo precisa ser higienizado todos os dias e em alguns casos, até mais de uma vez ao dia

secos: nesse tipo de cabelo, o couro produz pouca quantidade de óleo.

misto: esse tipo de cabelo é oleoso na raíz e seco nas pontas.

coloridos: cabelos que tiveram sua cor alterada por química

fragilizados: cabelos que sofreram diversos danos devido a calor, piscina, água do mar e químicas. Precisam de atenção e tratamentos especiais para poderem ser reabilitados

Importante saber: o óleo naturalmente produzido no couro cabeludo (mais especificamente nas glândulas sebáceas) não apenas hidrata os fios, como também cria uma película protetora para evitar o ressecamento e a perda de massa, bem como mantém as famosas cutículas do cabelo bem fechadinhas.

Afinal, meu cabelo precisa de que?

No mercado encontramos uma enorme quantidade de produtos para cabelos, cada um prometendo ser a próxima maravilha do mundo capilar. Mas como escolher os produtos, com tantas possibilidades? Simples: você apenas tem que entender qual a necessidade de seus cabelos.

Cabelo com muito frizz e volume:

imagem retirada de cabelosderainha.com.br

imagem retirada de cabelosderainha.com.br

Cabelos com muito frizz e aquele volume que não existia antes precisam de uma coisa muito simples: hidratação! As vezes as pessoas correm pro salão querendo fazer um relaxamento, quando na verdade uma boa hidratação resolve esses casos. Os fios simplesmente perderam água e sais minerais que serão repostos na hidratação. Para fazer esse procedimento em casa você pode usar uma máscara hidratante, espalhar do comprimento para as pontas massageando de leve os fios e depois coloque uma touca térmica e deixe o produto agir por 30min. Você pode potencializar os efeitos adicionando um pouco (em pouco) de óleo de coco à máscara. Esse procedimento pode ser feito toda semana, mesmo quando o cabelo estiver saudável, assim ele se manterá cheio de vida e brilho.

Cabelos opacos e sem vida:

Esse tipo de cabelo precisa de uma boa nutrição pois perdeu boa parte de seus óleos essenciais (nutrientes) e por isso apenas a hidratação não vai te ajudar nesse caso. Esse procedimento pode ser realizado em casa de forma parecida com a hidratação, mas usando-se uma máscara nutritiva e deixe o produto agir na touca térmica por 20min apenas. Quando terminar esse procedimento, seque o cabelo (pode escovar mas não se esqueça de proteger o cabelo com protetor térmico) e depois aplique um óleo reparador de pontas (o de argan é excelente). Esse procedimento pode ser feito a cada 15 dias para que os fios não fiquem oleosos demais com o excesso de uso do produto.

Cabelos quebradiços ou emborrachados:

corte-quimico-cabelo-euusoeadoro2

imagem retirada de blogcarasebocasjanasouza

Esse tipo de cabelo precisa de um tratamento mais intenso e cuidados semanais. O mais indicado seria procurar fazer um cronograma capilar em algum salão de sua confiança. O primeiro tratamento que esse tipo de cabelo precisa é de uma reconstrução. Para fazer reconstrução em casa, você precisará de uma máscara rica em proteína, aplique o produto como nos outros procedimentos, mas deixe a máscara agir na touca por apenas 10min. Aplique óleo reparador nos cabelos depois de secá-los delicadamente com o secador – se for escovar, tenha cuidado redobrado pois esse cabelo ainda está fragilizado e não esqueça o protetor térmico. Cuide para não expor esse cabelo à mais ‘perigos’, evite molhá-lo (higienize-o poucas vezes) e fuja de modeladores térmicos (chapinha e babyliss). A reconstrução pode ser feita a cada 15 dias apenas, pois a presença de proteínas na máscara pode causar uma sensação de que os fios estão grossos e duros se usado em excesso ou em cabelos que não precisam de reconstrução.

Bom pessoal, esses são apenas

alguns tratamentos que podem ser realizados em casa, afinal, os produtos estão disponíveis para que qualquer um compre. Mas, gostaria de deixar aqui uma ressalva de que o melhor é sempre tratar seus cabelos com um profissional que entenda a real necessidade dos seus fios. Eu, por exemplo, faço a análise capilar de graça para minhas clientes apenas para entender do que seus cabelos precisam, e depois indico o tratamento adequado para cada situação. O cabeleireiro é para seu cabelo como um médico mesmo. Você vai ao médico quando está com alguma dor pelo corpo, não vai? Então procure um profissional para cuidar de seus cabelos. Até porque é uma delícia ir no salão e se cuidar né? Se dê esse presente de vez em quando pois faz bem demais!

Até nosso próximo encontro,

Coach Bela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s