Hipertermia – PERIGO!!

Olá, pessoal!

Olha eu aqui outra vez com mais um post pra vocês, dessa vez na categoria “Pet Helper”. Criei essa sessão pro blog pra poder dar algumas dicas de cuidados com cachorros, coisas que eu mesma faço com o Napô.

Hoje na verdade venho tratar de um assunto MUITO sério. O calor já invadiu o Brasil e você sabia que seu cachorrinho pode ter hipertermia? E pior, sabiam que isso pode fazer com que seu pet morra? Parece até dramático demais o que estou falando, mas gente, eu faço parte de alguns grupos de bulldogs no facebook e canso de ver notícias sobre cachorrinhos que morreram por hipertermia.

Pra começo de conversa, o que é a hipertermia? A hipertermia é o aumento da temperatura do corpo (no caso aqui estamos falando dos cachorros), e pode ser causada por vários fatores. Ela pode acontecer com QUALQUER cachorro, MAS, atinge principalmente cães braquicefálicos (esses cães com a “carinha amassada” – bulldogs, pugs, boxers…), devido ao fato de que esses cães tem maior dificuldade em resfriar o ar naturalmente – não sou veterinária e muito menos entendo de anatomia canina, então vou parar minha explicação por aqui pra não falar bobagem.

Ontem eu e meu namorado infelizmente passamos pelo comecinho da hipertermia com o Napô. Meu namorado mora no Rio de Janeiro e está ficando com o Napoleon essa semana, e ontem me ligou por FaceTime porque ele ficou desesperado que o Napoleon estava muito ofegante, mesmo estando deitado. Fui correndo pro tio google buscar ajuda, já que pelas coisas que já tinha visto e lido nos grupos, me parecia um caso de hipertermia. Queria então dividir minha experiência com o que se passou com meu gordinho e o que fizemos pra ajudar. Bom, como ele estava super consciente (perder a consciência é um sintoma gravíssimo e precisa de atendimento veterinário com urgência), eu disse pro meu namorado colocar o Napoleon na frente do ventilador. Como parecia estar demorando pra de fato ele mostrar alguma melhora, eu disse pra ele pegar uma toalha, molhar ela e colocar o Napô deitado sobre ela, ainda na frente do ventilador. E foi assim que ele foi aos poucos acalmando a respiração e melhorando. Ufffa! Foi um sustinha não tão grave, mas preocupante de qualquer forma,

Mas bem, quais os sintomas da hipertermia e o que fazer caso seu cão passar por isso? (vou usar dois textos que encontrei no blog www.bulldogapollo.com.br e que achei eles muito úteis)

Sintomas:

  • respiração ofegante
  • Ele ficará fraco e isso poderá ser percebido pela perda do tônus muscular.
  • Iniciará um andar cambaleante, grogue.
  • poderá perder a consciência

Como socorrer seu anjinho:

1- Remova o cão para um ambiente ventilado e fresco, use ventilador.

2- Banho de imersão em água fria. Evite o uso de água gelada, pois isso causará vasoconstricção retardando ainda mais o resfriamento do animal e aumentando seu desconforto.O uso de álcool isopropílico nos cochins das patas também promove rápida evaporação e contribui para o resfriamento.

3- Pode se valer de borrifador de água, toalhas molhadas, pedras de gelo para passar na boca e na região anal. Lembre-se de verificar a temperatura do cão, diminua até em torno dos 39 graus e aí pare com o resfriamento. Caso o resfriamento prossiga poderá ocorrer hipotermia de difícil reversão.

4- Ofereça água, mas não em excesso, isso poderá fazer com que vomite agravando ainda mais seu estado.

5- Procure tranquilizá-lo e mantê-lo consciente. Fale com ele em tom baixo chamando-o pelo nome. Mantenha-se ao alcance de sua visão.

6- Não ofereça nenhum tipo de alimento.

7- O transporte até o veterinário deverá ser feito com ar condicionando ligado.

 

Gente, nunca, nunca mesmo descartem a avaliação de um veterinário, ok? Ah, e existem algumas formas de prevenir isso:

  • comprar um tapetando gelado (vende em petshops e lojas online)
  • se seu pet gosta de água, deixe uma bacia pra ele brincar durante o dia
  • deixar sempre uma vasilha com água fresca pra ele
  • nunca deixar seu pet em locais abafados ou sem sombra

 

E por hoje, é só, pessoal! Espero que vocês tenham gostado do post. Peço que compartilhem com todos esse post pra que ele ajude o máximo de pessoas possíveis e pra que possamos evitar esse problema.

 

Lots of love

Bela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s