Beleza do Bem

Olá pessoal!

Vim fazer um post hoje sobre uma coisa que eu acho que é de extrema importância: divulgar as marcas brasileiras e internacionais que não testam em animais. Sei que a maioria das pessoas não param para pensar sobre como os cosméticos são testados antes de chegarem até as prateleiras das lojas, eu fui me perguntar sobre isso faz apenas alguns meses.

Porque é importante refletirmos sobre isso? Porque os testes realizados em animais são de uma crueldade sem fim, e eu acredito do fundo do meu coração que os bichinhos merecem tanto respeito e direito à uma boa qualidade de vida quanto nós, seres humanos. Além disso, existem vários outros modos de se testar produtos sem a necessidade de utilizar animais. É muito difícil combater essa prática, mas é fácil fazer algo a respeito: basta parar de comprar e utilizar produtos de marcas que testam em animais.

Quando pensei em boicotar tais marcas, fiquei com um pouco de medo, pensei que seria difícil encontrar marcas boas que não testam em animais e que toda vez que eu fosse comprar qualquer cosmético, eu teria que fazer uma pesquisa árdua para saber se o tal produto era ou não testado em bichinhos. Mas sabem de uma coisa? Tem sido mais fácil do que eu jamais poderia imaginar! E o melhor de tudo, eu me deparei com marcas maravilhosas que eu nunca tinha pensado em usar antes.

Para facilitar a vida dos leitores e leitoras do Colombinado, vou deixar aqui duas listas, uma do site da PEA, com as marcas brasileiras que não testam em animais; e uma da PETA, com as marcas internacionais que não testam em animais.

Mas não sei deixem enganar! Algumas marcas dizem que só testam seus produtos em animais quando exigido por lei. Como assim? Pois bem, a China obriga toda e qualquer empresa que vende seus produtos lá a testar em animais – a MAC, por exemplo ,é uma dessas empresas. Desse modo, elas testa em animais e usam dessa desculpinha esfarrapada sobre o porque o fazem (lembrando novamente que não é necessário efetuar testes em animais e que inclusive outros tipos de testes já se mostraram mais eficazes).

Gente, eu poderia ficar aqui falando por horas sobre o porque é importante deixarmos de compactuar com essas marcas, poderia mostrar vídeos e fotos horríveis de animais-cobaias e por aí vai. Mas não acho que é por esse lado. Eu gostaria apenas de fazer um pedido e lançar um desafio pra cada um de vocês, um desafio que prometo que será muito fácil de seguir:

A partir de hoje, por pelo menos 6 meses, sempre que comprarem qualquer tipo de cosmético (maquiagem, hidratantes, protetor solar, sabonete, desodorante etc), comprem apenas das marcas que estejam nessas duas listas. Depois desse tempo, eu prometo que vocês nem vão lembrar das outras marcas, e verão como é fácil fazer o mínimo para ajudar a acabar com tanta crueldade.

Falei pra fazerem isso por 6 meses porque dá tempo suficiente de vocês acabarem com produtos que já tenham e aí precisarem repor, e então vão ter oportunidade o suficiente de testar toda uma gama de cosméticos do bem. Eu mesma faço isso… não tenho dinheiro pra trocar tudo que tenho por cosméticos cruelty free de uma vez, então quando acaba algum, eu compro outro de uma marca do bem. E aí, vamos junto nessa aventura comigo?

Sem mais delongas, as listas:

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

(a PETA deixa as listas em PDF, então vou passar o site e vocês podem baixar a lista por lá, ok? Vocês podem inclusive colocar o nome de alguma companhia pra saber se testam ou não, fácil assim!)

http://features.peta.org/cruelty-free-company-search/index.aspx

Vou além disso fazer um post mais pra frente com os produtinhos que eu tenho usado que são de empresas cruelty free e que eu indico por serem ótimos produtos.

Minha vaidade não vale a vida de nenhum animal, e a de vocês?

Lots of love,

Bela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s