Hawaii, baby!

Colombinado, repaginado!! E para abrir com chave de ouro, resolvemos fazer nosso primeiro post sobre a minha viagem ao Havaí, para onde fui com meu marido nas minhas últimas férias e com certeza foi uma experiência inesquecível!

Como chegar lá

Não há vôos de diretos do Brasil até o Havaí, mas é possível sair de vários destinos nos EUA para lá, como Los Angeles, Nova York, Las Vegas, Washington, entre outros. A viagem daqui para lá é longa e cansativa, e os vôos, quando não estão em promoção, podem ser um pouco caros. Para viajar de ilha em ilha, a melhor forma de transporte é o avião, e os vôos são mais em conta e diários.

Um pouquinho sobre o Havaí

O Havaí é um estado norte americano, que emergiu da atividade vulcânica, composto por 19 ilhas, sendo 4 delas normalmente mais visitadas: Kauai, Maui, Big Island e Oahu. Infelizmente tivemos pouco tempo lá e conseguimos conhecer somente uma ilha, Oahu. Mesmo não conhecendo tudo, essa foi uma das melhores experiências de nossas vidas e já estamos planejando voltar para conhecer todo o resto, em um futuro não muito distante, para dessa vez passarmos ao menos 20 dias conhecendo esse paraíso natural.
O clima no Havaí é ameno o ano todo e mesmo no inverno é possível ter dias maravilhosos de sol e calor. Fomos em fevereiro e pegamos temperaturas boas, que chegaram até 30˚ nos dias mais quentes, mas a água estava bem gelada para o que estamos acostumados. O sol é forte e o uso de protetor o tempo todo é indispensável, independente do horário. Não é preciso levar roupas pesadas, somente um casaquinho leve para usar durante algumas noites mais frescas.

Haleiwa

Oahu

Oahu é a ilha mais desenvolvida de todas, e é lá que fica a capital, Honolulu, com o principal aeroporto. Como é uma ilha relativamente pequena, mas com muitos lugares lindos e não tão próximos uns dos outros, a melhor forma de locomoção é por carro, que pode ser alugado diretamente em uma grande locadora, sendo todas elas próximas ao aeroporto e com serviço de ônibos para buscar e deixar passageiros nas áreas de embarque e desembarque.
Honolulu fica ao sul da ilha e em North Shore estão as praias mais famosas por suas ondas. Recomendo viajar ao redor da ilha, margeando a costa leste, com diversos pontos com vistas de tirar o fôlego!

Mapa da Ilha

mapa da ilha de Oahu

IMG_3

Makapu Beach – costa leste

Nessa ilha fica também Pearl Harbor, base americana que foi atacada pelos japoneses, na II Guerra Mundial. O site esta aberto para visitação e é possível, inclusive, andar sobre o navio naufragado USS Arizona.

Honolulu

Honolulu fica no sul da ilha e possui algumas praias, sendo a mais famosa delas Waikiki, onde fica a maior parte dos hotéis de grandes redes, as principais lojas e cadeias de restaurantes. Lá ficamos em um hotel bem simples, chamado Aqua Aloha Surf, que fica a 2 quarteirões da praia, mas oferece um preço relativamente bom e um quarto razoável para quem pretende passar o dia todo fora, como nós fizemos. Em Waikiki, é possível aproveitas somente o dia na praia, ou até mesmo fazer stand up paddle, aulas de surf ou uma simples caminhada pela orla, que vale muito a pena pelo visual.
Em Honolulu fica também o maior shopping da ilha, com diversas lojas, que vão de Chanel a Forever 21, além de grandes lojas de departamentos como Macy`s, Neiman Marcus e Nordstrom. Para compras, a cidade conta também com uma extensa avenida com marcas famosas, chamada Kalakaua, por onde vale a pena a caminhada. Nessa avenida fica também um dos meus restaurantes favoritos, o Cheesecake Factory, que tem o melhor cheesecake do mundo!
North Shore

North Shore é conhecida por suas belíssimas praias e grandes ondas, sendo palco de competições de surf, que recebem surfistas de todo o mundo. As principais praias são a Sunset Beach e a Banzai Pipeline, sempre cheias de surfistas procurando grandes ondas e turistas. Quando estivemos lá, não foi possível tomar um banho de mar em Sunset Beach, de tão fortes que estavam as ondas e a correnteza. Ao circular a ilha, recomendo parar em todas as praias possíveis, pois cada uma oferece uma beleza diferente.

IMG_4

Banzai Pipeline

As cidades em North Shore são diferentes e gostamos, em especial, de Haleiwa, com sua arquitetura vintage e seu clima “relax” de local principalmente dedicado ao surf.

IMG_5

McDonald’s em Haleiwa

Nessa parte da ilha, são bastante comuns trailers de comida, com refeições e até açai, cujo dono é brasileiro. Foi lá que comemos um dos burritos mais saborosos até hoje (em um restaurante chamado Killer Tacos, em Haleiwa), tomamos raspadinha e comemos um bolo de quatro leites maravilhoso (em um restaurante de beira de estrada chamado North Shore Tacos). Óbvio que depois de tanta comilança, precisei entrar num regimão quando voltei ao Brasil, mas não me arrependi de nada!

IMG_6

Raspadinha – Haleiwa

Compras

O Havaí, ao contrário do que muitos pensam, é muito bom para fazer compras, pois a taxa lá é bem mais baixa que em muitos estados americanos, menor que 5%.
Além dos shoppings em Honolulu e as lojas típicas da região, que valem a visita, a ilha conta com um outlet premium, Waikele, que fica a aproximadamente meia hora de Honolulu, com diversas lojas bacanas, organização impecável e um guia de desconto para turistas, para ser utilizado em diversas lojas (basta pagar USD5 pelo livrinho, que demos sorte de ganhar de uma americana que estava indo embora!). Recomendo a visita a esse outlet em um dia de sol, para não pegar muita fila e poder fazer suas compras tranquilamente!

Guia de descontos – Waikele Premium Outlet

Trilhas

A ilha de Oahu possui algumas trilhas e conseguimos fazer três delas.
Na trilha de Koko Head, que fica sobre trilhos de trem construídos diversos anos atrás, subimos mais de 1.000 degraus, todos eles desiguais e com uma ponte sem corrimão no meio do trajeito. No dia que fomos, tinha acabado de parar de chover e o caminho todo estava muito escorregadio. Foi cansativo, tive que parar no mínimo umas 5 vezes ao longo do caminho, mas ao chegar lá em cima, valeu pela vista.

IMG_8

Trilha de Koko Head

A trilha de Diamond Head, que fica dentro da cratera de um vulcão inativo, é bem menos cansativa e curta que a de Coco Head. Ao mesmo tempo, é mais cheia e em muitos trechos dá para passar somente uma pessoa. Ela fica bem próxima à Honolulu, e dá para ver a cidade de um lado e o restante da ilha do outro, com outra vista sensacional!
Waimea Falls, ao norte da ilha, é uma cachoeira bastante famosa na ilha. Em alguns dias, dá até para pular dela, mas quando fomos até lá, infelizmente o local estava em obras, então pudemos somente chegar próximos. Procure se informar, pois, visualmente falando, não achamos válido pagar USD15 (nos outros casos, pagamos somente o estacionamento para Diamond Head, de USD1 por veículo) para somente vê-la. Para chegar até lá, é preciso caminhar aproximadamente 2km em subida, mas mesmo assim o trajeto é bem menos cansativo que os dois acima.

Waimea Falls

E aí, gostaram? Aguarde nossos próximos posts, pois ainda temos muitas outras viagens para compartilhar!!